Seja bem-vindo. Hoje é

CICLONES EXTRATROPICAIS

  • O que é um Ciclone Extratropical
É um sistema de baixa pressão atmosférica frio, formado em latitudes médias do planeta, onde os ventos circulam no sentido horário no hemisfério sul e anti-horário no hemisfério norte. A formação se dá pelo processo de mistura das massas de ar frio e quente, chamado oclusão, que é acelerada de acordo com a intensidade das Correntes de Jato (ventos fortes nos altos níveis da troposfera), que favorecem a ascenção do ar e a queda da pressão atmosférica.

Os ciclones extratropicais são bastante comuns e fazem parte da climatologia da América do Sul, sendo sempre associados a um sistema frontal. Segundo estudos, entre os paralelos 30° e 70°, há uma média de 37 ciclones extratropicais em existência durante um período de 6 horas.

MONITORAMENTO DE CICLONES EXTRATROPICAIS:

Última atualização: 19/10/2011 - 10h (Hora de Brasília)
  • No referido horário, tem-se dois ciclones extratropicais no oceano Atlântico (letra B) quase fora do domínio da imagem. O primeiro, próximo da costa sul da Argentina, está com pressão atmosférica mínima de 994 hPa, com ventos máximos de 70km/h. O segundo está em alto mar na altura do Uruguai e RS, com pressão central de 998 hPa e ventos de até 60km/h.
    ACOMPANHE A POSIÇÃO DO SISTEMA:
    ACOMPANHE NA IMAGEM DE SATÉLITE:



    ACOMPANHE PELAS WEBCAMS AO VIVO:

    PREVISÃO DA TRAJETÓRIA DOS CICLONES EXTRATROPICAIS:

    DADOS: CPTEC/INPE, NOAA, MASTER